Tem sistema Android? Redobre o cuidado

Uma empresa especializada em protecção e segurança está a alertar para aplicações fraudulentas no Google Play.

Quando for instalar aplicações com truques para passar níveis em jogos redobre o cuidado. Uma empresa especializada em protecção e segurança está a alertar para aplicações desse tipo fraudulentas no sistema Android. Ao que a empresa indica, num comunicado enviado à imprensa, essas aplicações interrompem o uso do telemóvel ao mostrar publicidade durante cerca e 30 a 40 minutos. Algumas das aplicações que estão já referenciadas pela empresa como sendo fraudulentas são Cheats for Pou, Guide for SubWay e Cheats for SubWay – que já foram instaladas mais de 200 mil vezes num só mês, refere o comunicado.

(mais…)

INEM aplica novo sistema para diminuir tempo de resposta aos cidadãos

Até ao próximo ano, o INEM pretende implementar um novo sistema de georeferenciação que permite traçar uma rota exacta que a viatura de apoio terá de percorrer até ao local onde está a vítima.

O INEM quer ter a funcionar em 2016 um novo sistema de informação e georeferenciação para melhorar os tempos de acesso do socorro ao cidadão, anunciou este sábado o presidente da instituição, Paulo Campos.

“O projecto de 2016 vai ser claramente alterar o modelo de informação e de georreferenciação do pré- hospitalar”, anunciou Paulo Campos, explicando que tal possibilitará “aumentar todo o sistema e melhorar os tempos de acesso ao cidadão de toda a estrutura medicalizada e não medicalizada do pré-hospitalar”.

(mais…)

México. Microsoft investe mil milhões de dólares para promover a educação digital

A evolução da presença da Microsoft no México ao longo de 20 anos foi um dos temas abordados no encontro.

A Microsoft vai investir cerca de mil milhões de dólares para promover a educação e inclusão digital no México, disse o director executivo da empresa tecnológica, Satya Nadella, ao Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, segundo a agência Efe.

Durante o encontro, na residência presidencial de Los Pinos, na Cidade do México, Satya Nadella acrescentou que o investimento (cerca de 900 mil milhões de euros) vai ser feito entre este ano e 2018, refere um comunicado da presidência mexicana.A evolução da presença da Microsoft no México ao longo de 20 anos foi um dos temas abordados no encontro.

In Ionline by Agência Lusa

Exportação de serviços de base científica e tecnológica já vale mais do que a indústria têxtil

Nos últimos seis anos as exportações que incorporam conhecimento e tecnologia cresceram 30% e já valem 5690 milhões de euros. Há cada vez mais tecnológicas a nascer nas incubadoras, as empresas maduras como a WeDo ou a ROFF consolidam-se e há cada vez mais multinacionais a procurar Portugal.

Uma passagem pelos pólos de incubadoras da Uptec, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, é um exercício um pouco futurista, seja pelo ambiente, pelo ar grunge de dezenas de jovens que gravitam em torno dos computadores ou pelo nome das empresas que muitos criaram e tentam afirmar – Auditmark, Gisgeo, Adclick, 3Decide, entre muitas outras grafias estranhas.

(mais…)

Google Earth Pro passa a ser gratuito

Muitos não sabiam, mas o Google Earth que todos conhecem como aplicação gratuita tinha, até agora, um modo pago que se chama Google Earth Pro.

Custava 399 dólares por ano, cerca de 352 euros, e foi usada por mais de 10 anos por profissionais para tirar partido das funcionalidades mais avançadas que não estavam presentes na versão gratuita, como por exemplo a maior qualidade das imagens de satélite.

A versão Pro também permitia a impressão de fotos em alta resolução, enquanto que a versão gratuita estava limitada à resolução do ecrã e a utilização da tecnologia  Super Image Overlays que permite a sobreposição de ficheiros de imagem com mais qualidade em cima do mapa que já existe.

(mais…)

Financiamento de “smart cities” em mudança

Projectos estão muito focados nos sensores mas Lisboa está a promover o projecto BESOS para integrar dados provenientes de vários sistemas de recolha de informação.

O vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, manifestou esta terça-feira a sua preocupação perante a exiguidade de recursos previstos pela União Europeia para o financiamento e concretização de projectos de “smart cities”, durante um evento promovido pela Lisboa E-Nova. Contudo, num comentário à afirmação do responsável, Catarina Freitas, da Câmara Municipal de Almada, diz que se assiste antes a uma mudança de paradigma: haverá até mais dinheiro para investir, mas estará mais direccionado para empresas – e, além disso, os fundos são emprestados.

(mais…)

Empresas do Parque de Tecnologia da Universidade do Porto geraram 31,85 milhões

As empresas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) representaram, em 2012, um impacto de 31,85 milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB), tendo criado, em seis anos, mais de mil postos de trabalho.

De acordo com um estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, as 113 empresas do UPTEC em 2012 geraram valor num total de 31,85 milhões de euros, para além de 6,25 milhões em termos de receitas fiscais.

Desde então, o número de projetos empresariais do UPTEC, onde a Delegação Regional do Norte da Agência Lusa está inserida, já subiu para 165 (dados de final de 2013), com as exportações a serem feitas para mais de 120 países.

(mais…)

Valor do Bestança pode acabar com «interioridade» de Cinfães

UPTEC desenvolveu plano de acção estratégica para o «rio mais limpo da Europa»

O rio Bestança, considerado o “mais limpo da Europa”, é um dos maiores atractivos do município de Cinfães do Douro. Nascido na serra de Montemuro, tem 13,5 quilómetros de curso e é contemplado por águas cristalinas que assim permanecem devido ao isolamento proporcionado pela sua localização geográfica. Localiza-se numa zona pouco habitada, onde a agricultura quase não tem expressão, a pecuária é muito diminuta e não há comércio nem indústria. Além disso, o valor e genuinidade do património revêem-se nos velhos moinhos que ainda resistem ao passar dos tempos e que trazem à memória a história daquela região.

(mais…)